Aqui é sua TV virtual 24 horas por dia!

Aqui você é destinado a ser informado e a conferir o seus gostos em enquetes... Aqui você vê noticias e enquetes de tecnologia, policia, cultura, esporte e etc... Seja bem vindo... O portal é seu...
Powered By Blogger

Sorria... você esta sendo informado...

Sorria... você esta sendo informado...

domingo, 18 de abril de 2010

Clínicas oferecem exames de vista baratos para vender óculos!

Numa pequena cidade do interior de Minas, o exame de vista custa apenas trinta reais. O consultório é improvisado e o exame não é feito por médicos, mas eles vendem bastante óculos.

O anúncio de "médico oculista" chama atenção em Amarantina, distrito de Ouro Preto.

“Vai muita gente, todo mundo vai”, diz Jéssica Ferreira, lojista. A promessa é de exame computadorizado com oftalmologista e o nome de uma funcionária do posto de saúde pra marcar a consulta.

Com uma câmera escondida, registramos a chegada da suposta equipe médica. A funcionária do posto estava lá. O exame é num consultório improvisado. Nada de equipamentos modernos.

O homem errou em meio grau o diagnóstico de miopia da nossa produtora, desconsiderou os dois graus de astigmatismo num olho e não deu receita. Os óculos tinham que ser escolhidos ali mesmo. “Ela tá investindo nela, na saúde dela”, diz.

Só quando nossa produtora fez a encomenda, veio o relatório com um carimbo. José Geraldo Silva é optometrista, profissão que, segundo o Ministério do Trabalho, não é regulamentada.

O outro homem confirma que não há médico ali. “Oftalmologista é médico pra doença do olho, glaucoma, catarata, cirurgia, transplante de córnea, é isso, médico oftalmologista não sabe fazer isso aqui”, diz.

E a funcionária do posto de saúde revelou o verdadeiro negócio. “A intenção dele mesmo é o óculos, a venda do óculos”, afirma.

O atendimento é feito numa sala que fica em cima do posto municipal de saúde. E segundo a recepcionista, a clínica improvisada já funciona há muito tempo.

A funcionária do posto diz que não recebe um centavo do optometrista e que a sala foi cedida pela prefeitura a uma associação de moradores.

“Tem oito anos que eles fazem esse trabalho aqui. Eu estou aqui tem um ano, entendeu? Então, não sei quem é, o que ele fez, com quem que ele conversou pra vim pra cá”, diz Aparecida Regina da Silva, recepcionista do posto de saúde.

Não encontramos nenhum representante da associação. A secretaria municipal de Saúde confirma o empréstimo da sala e disse que vai investigar o caso. O Procon identificou dois abusos: propaganda enganosa, venda casada, além de um crime.

“Se for averiguado até por parte do Ministério Público podemos até analisar a questão de fraude, porque o profissional está se passando por outro profissional”, declara Gustavo Garcia, diretor do Procon de Ouro Preto.

“Iisso configura o exercício ilegal da medicina”, afirma Elisabeto Ribeiro Gonçalves, médico do Conselho Brasileiro Oftalmologia.

Simone, que foi examinada e comprou óculos do optometrista, está preocupada. “Talvez possa prejudicar mais ainda as nossas vistas”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário